terça-feira, 17 de maio de 2016

Medidas básicas para um banheiro confortável

Boa tarde meus amores,

Hoje vim contribuir um pouco com quem está fazendo a reforma ou construção de banheiro sozinho,
 sem ajuda de um profissional da área. 
As maiores dúvidas que recebo são a respeito de medidas, alturas e espaçamentos.
 Ergonomia é fundamental para que um banheiro seja confortável.
Abaixo o modelo de uma boa medida de banheiro, área d box, e espaçamento da bacia sanitária, essas são medidas médias, existem as mínimas, tipo 1 metro de largura para o banheiro, mas eu particularmente acho apertado.



As alturas também são fundamentais, e as maiores dúvidas estão sobre a altura da bancada, pois ela varia de acordo com o modelo de cuba escolhido, no esquema abaixo podem perceber a diferença entre a altura entre uma cuba embutida na pedra e uma sobreposta. 
Mas resumindo, 90cm é uma altura padrão para o final da bancada com cuba.



Algumas nomenclaturas conhecidas no meio técnico, entre os pedreiros e marmorarias também podem te deixar pedido quando tiver que decidir sobre tais detalhes, então uma dica e sempre pesquisar, aqui um exemplo básico de o que é o frontão, também conhecido como rodobancada e saia da pedra.
A saia da bancada além de ser decorativa, tem função de esconder o fundo da louça, que é bem feio, e ninguém quer que fique aparecendo se não optar por fazer armários, em um lavabo por exemplo, quanto maior a saia, mas bonito eu acho, minha opinião!



Dúvidas sobre espaçamentos ente a bancada, box e bacia sanitária, são sempre comuns, no esquema de planta da primeira imagem, reparem que essa medida lateral é representada por 35cm, a partir da lateral da bacia, não se esqueçam, existem bacias mais largas e mais estreitas, acho 35cm o mínimo.
Alturas de duchas e pontos de água são outro ponto questionado, os bombeiros costumam ser bem informados quanto a essas medias, mas não custa estar por dentro e conferir não é?

O ponto de esgoto das bacias convencionais e com caixa acoplada são diferentes, fique atento!



Última dica, sempre faça um orçamento de um projeto, por mais que para alguns pareça não estar dentro da realidade nem do orçamento, acreditem, está sim!! Eu garanto que qualquer um seguidor do blog, de norte à sul, tem condições de fazer um projeto nem que seja de um banheiro, esse tipo de projeto custa menos que 5% do valor gasto para executar a obra. Faça seu orçamento pelo email lelemarques@hotmail.com


Beijos no 
de cada um!!



3 comentários:

  1. Olá! Também construo, mas sou construtor e investidor. Deseja ser adicionada a meu blogroll e adicionaria meu blog? O meu é viverdeconstrucao.blogspot.com! Deixe uma mensagem no meu blog que te adiciono.

    Posso ir auxiliando com a questão de preços e dúvidas nas atividades.

    http://viverdeconstrucao.blogspot.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog, ótimas dicas.
    Beijos e boa semana
    Diário de Casada

    ResponderExcluir
  3. Adorei, belas dicas, serão muito úteis ♥

    casalbeebe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...