terça-feira, 19 de maio de 2015

MEDIDA CERTA – COZINHAS

Olá Pessoas! 

 Eu tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre essa ou aquela medida e quais as distâncias mínimas para isso ou aquilo numa casa. Então eu decidi escrever uma série de posts denominados "Medida Certa”. 

Como boa mineira que sou, vou começar pela cozinha! Então meninos e meninas peguem uma trena e mãos à obra! O dimensionamento correto dos elementos de uma cozinha não pode ser deixado para última hora. Como é que você vai mudar uma tomada de lugar depois de azulejar a parede? Esqueceu a saída de água da lava-louças? E agora? 

Até a escolha do modelo dos eletrodomésticos, deve ser feita no início do projeto. Importante consultar o manual do fogão, coifa e lava louça para posicionar corretamente entradas e saídas de água, gás e tomadas. O dimensionamento da rede elétrica da cozinha, por exemplo, pode variar muito em função da carga consumida pelos eletrodomésticos. 

Pias e Bancada 

 Uma cozinha é uma pequena fábrica de alimentos. Tudo deve ser planejado para facilitar a movimentação dos alimentos e a segurança de quem cozinha. Os eletrodomésticos e as bancadas, por exemplo, devem ficar na altura ideal para que os alimentos possam ser manipulados sem risco e, para isso, deve-se levar em conta a estatura de quem utiliza! 
A altura da bancada pode variar de 82 a 100 cm, ou ter apenas 76 cm para ser utilizada por um cadeirante. Veja na figura abaixo a variação do tamanho da bancada em função da estatura de quem utiliza. É claro que pessoas de estaturas diferentes podem utilizar a bancada e, nesse caso, faça o projeto levando em conta a pessoa de maior estatura. 

 Altura de bancada em função da estatura do usuário 

 As bancadas podem ser apoiadas sobre uma base de alvenaria (sóculo) ou ficarem suspensas. No primeiro caso a altura do sóculo pode variar de 5 a 18 cm e sua largura deve ser de 8 a 10 cm menor do que a do móvel que se apoia sobre ele, para deixar um espaço para a ponta dos pés. 
O tampo da bancada deve ser 2 cm mais largo do que o móvel e sua borda deve ter uma elevação de pelo menos 1 cm em relação à sua superfície, para evitar que a água escorra para fora. 
Na borda da bancada que está encostada na parede deve-se colocar uma peça (frontão) com 20 cm de altura. No caso de bancadas suspensas, a distância do piso deve ser de 20 cm. 

 Principais medidas para bancadas 


 Com relação ao posicionamento da cuba na bancada, deve-se respeitar uma distância de 10 cm da borda e, se possível uma superfície de trabalho de pelo menos 60 cm de um dos lados da cuba. 

 A distância entre o fogão e a coifa deve estar entre 50 e 70 cm. Para facilitar o manuseio de alimentos quentes e evitar acidentes, o micro-ondas deve ficar à altura dos olhos: 130 a 150 cm. Se houver um forno convencional, este deve ficar preferencialmente na mesma coluna do micro-ondas e logo abaixo deste. Armários suspensos sobre as bancadas da cozinha devem ter a profundidade máxima de 30 cm para permitir que as pessoas se inclinem sobre a bancada sem bater a cabeça. As dimensões do nicho do micro-ondas e do forno convencional devem respeitar as recomendações do manual do usuário. Viu como é importante escolher os eletrodomésticos antes do projeto? 

 Altura da coifa e do micro-ondas. 


 Tomadas 

O número de tomadas, suas potências, e disposições devem estar de acordo com os eletrodomésticos que vão alimentar. Não se esqueça da tomada para o fogão (acendimento automático e iluminação), geladeira, coifa, micro-ondas, purificador de água e forno elétrico (essa merece um circuito independente com disjuntor em razão da sua potência elevada).
 Disponha também tomadas sobre a bancada para uso eventual. 

 Pontos de Água e Registros 

 Assim como as tomadas, os pontos de água devem respeitar as necessidades dos eletrodomésticos, tais como lavadora de louças e purificador de água. Consulte o manual dos aparelhos! Cuidado para que a posição dos registros não interfira com o posicionamento dos armários. 

 Botijões de Gás 

Ainda hoje vemos botijões de gás ao lado do fogão, dentro da cozinha, o que é muito perigoso. Um vazamento de gás em um local fechado pode provocar uma explosão de grandes proporções. Lugar do botijão é do lado de fora da casa, abrigado do tempo e em local ventilado.
 Os bombeiros recomendam que os botijões fiquem afastados do fogo (pelo menos 0,80 m), tomadas e instalações elétricas (1,50 m) e de ralos e grelhas onde o gás pode se infiltrar (1,50 m). 
O ideal é construir um abrigo ventilado para eles como esse da foto. Se você desejar pode fechar o abrigo com portas de alumínio, gradil ou tela, desde que permitam a ventilação. 
 Abrigo para 2 botijões de gás P13. 

Abrigo para 2 botijões de 13 kg
Abrigo para 2 botijões de 45 Kg

Altura: 80 cm
Largura: 100 cm
Profundidade: 50 cm



Altura: 155 cm
Largura: 150 cm
Profundidade: 60 cm


 Outra opção são os abrigos em fibra de vidro para um ou dois botijões de 13kg como esses da Gasbox, bonitinhos, não? 

Gasbox
 Abrigo de fibra para botijão de gás


 Conclusão 

O projeto de uma casa vai muito além da disposição das paredes!
 Nesse artigo vimos como o planejamento é importante para que não tenhamos dores de cabeça (e despesas adicionais) na hora da execução. 
Deixem seus comentários! 
 Bjos!

 Referências: 
 Clique Arquitetura: www.cliquearquitetura.com.br 
Casa & Planos: www.casaeplanos.com 
Gazbox: www.gazbox.com.br

7 comentários:

  1. Oi Ale, como sempre você sanando as dúvidas, acredito que a cozinha seja o ambiente que mais surgem dúvidas, pelo menos no projeto da minha casa e pelos blogs que leio, com certeza esse é o ambiente mais difícil de ser projetado.
    Gostaria de te convidar para seguir meu blog, estou no começo da minha construção e seu blog me inspirou e me inspira todos os dias quando tenho dúvidas.
    Meu blog http://umsonhofeitodetijolocimentoededicacao.blogspot.com.br/ Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dicas, temos que calcular e planejar direitinho na construção, uma pia alta demais ou baixa demais pode ser um tormento.
    http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei suas informações. Mais que bem vindas.

    ResponderExcluir
  4. Amei suas informações. Mais que bem vindas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as informações. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adorei as informações. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a altura ideal para o ponto de água do purificador.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...