quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Qual o melhor ar condicionado? (Parte II)

Oi pessoal, acreditam que até hj não comprei os aparelhos de ar condicionado? Pois é, eu a net temos uma relação de amor e ódio, eu procuro informação demais, pesquiso preço demais e acabo não resolvendo nada! Mas nem toda pesquisa é em vão, e nas minhas andanças pela net descobri um fórum super bacana e nele conheci grandes conhecedores do sistema de refrigeração! O Tópico do Fórum que mais informação encontrei (sobre o tema) foi esse! Lá muita gente discute a eficiência do Fujitsu Inverter e também de outros modelos! Eu fiz um convite pro pessoal de lá, vir dar uma ajudinha aqui e eles já estão bombando nosso antigo post sobre o assunto de informações! 

Então como o assunto é extenso vamos começar pela a instalação, no meu caso e pra quem também está construindo deveria ser chamado de pré instalação. Como nosso amigo Jairo disse aqui em um comentário, o ramo da construção civil vem evoluindo e hoje o sistema de ar condicionado é planejado desde a planta!
Deve ser observado desde o princípio a área do ambiente em metros quadrados, juntamente com a insolação recebida pelo mesmo, o número de aparelhos eletrônicos existentes no ambiente também devem ser levados em consideração.
Existem milhares de tabelas espalhadas pela net que ajudam a fazer esse cálculo e uma tabela simples é essa aqui!

Depois de definido a potência necessária é hora de definir o local que irá receber a unidade interna e a externa, lembrando que cada marca tem uma medida diferente para cada unidade, além da marca a potencia do aparelho interfere no tamanho da condensadora (unidade externa), quanto maior a potência maior o aparelho! Então é super importante definir primeiramente a potência necessária e depois calcular as medidas! Ah, uma dica, não adianta querer economizar na potência, faça o cálculo correto para que o aparelho funcione corretamente!

A próxima etapa é a pré instalação da tubulação frigorígena com tubos de cobre juntamente com a instalação elétrica e a tubulação de dreno tudo embutido nas paredes. Segundo Jairo do htforum, é imprescindível que os tubos sejam de cobre, nunca de alumínio! É a carga elétrica tem que ser de 220V.

Eu tive inúmeras dificuldades para fazer essa instalação aqui em casa, os técnicos não sabiam me informar com precisão de que lado eu deixaria o dreno, a tubulação de cobre e a energia, depois de muito impasse foi feita uma tubulação tardia e que eu não sei se está correta! O Jairo também informou que existe a possibilidade de fazer uma caixa de passagem para split, vc prepara toda instalação ou infra pra instalar um split de parede, com esse tipo de instalação você pode dar acabamento na parede e não precisa instalar todos os aparelhos de uma só vez, pode esperar a melhor hora $$$$ para isso! Eu não sei como funciona essa técnica, mas o Jairo estará em nossos comentários para tirar qualquer dúvida!

Então vejam como foi feita a instalação aqui de casa!

Quarto da Manu.
 
 Reparem que o dreno desce e vai até o banheiro, pelo chão! (clica que aumenta)


Como está hoje


Esse é o local da unidade externa dos dois quartos, Manu e Miguel!
Uma máquina abaixo da outra!

 No quarto do Miguel foi mais fácil, pois a unidade externa e a interna ficam muito próximas, uma de costas para a outra, o dreno foi levado para o quarto da Manu, que também fica logo aí atrás!
Como está hoje.


No meu quarto, aquele furo de cima é o dreno, o do meio a energia e o outro é o de cobre, não me perguntem o porque daquela mangueira corrugada grudada ao tubo de cobre!


Meu quarto hoje


A unidade externa do meu quarto vai ficar aqui, esse dreno não vai ficar desse tamanhão não, mas vai pingar aí mesmo, no telhado que está aí embaixo.

Esse tópico foi feito para esclarecer muitas dúvidas que existem sobre a instalação do ar condicionado, eu sofri demais até chegar nesse resultado, e espero que essas imagens e as informações do Jairo, possam ajudar muita gente a não se estressar tanto nessa etapa da construção!
No próximo post, depois do feriado (não briguem comigo) vamos falar sobre as melhores marcas e modelos! Qual será o melhor ar condicionado?

Bjos e ótimo feriadão pra todos!!

27 comentários:

  1. preciso ver essa historia de dreno... para deixar tudo pre instalado!!! BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nadia, acompanhe os comentários dos técnicos abaixo, eles saberão te responder melhor que eu!
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Alê! O post veio em uma excelente hora! Estamos quebrando a cabeça com o ar...já ouvimos falar que 1º devemos escolher a marca para depois fazer a instalação dos canos porque muitas vezes o encaixe não casa, não sei se é verdade e isso me preocupa muito porque como temos outras prioridades agora, não queremos comprar logo $$$$! Estávamos pensando em deixar tudo ajeitadinho e depois só comprar e instalar. Pensamos também se é possível utilizar uma máquina mais potente e comprar 2 sprinters para distribuir o ar para o quarto dos meninos e mesmo para nosso quarto e salas, será que dá???? porque fala sério aquele aparelho externo acho bonito não... quanto menos melhor!!!
    Voi passar por aqui de vez em quando para ver se alguém me dá uma luz... Obrigadão beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, que bom, as técnicos aqui de baixo podem te dar ótimas dicas! Bjos!

      Excluir
    2. Olá, Taís, infelizmente, não é possível comprar um mono Split para dois ambientes, o que você pode fazer nesse caso, é Comprar um Bi ou Tri Split que aí sim pode ser instalado em até dois ou três ambientes.
      Dê preferencia aos condicionadores de ar da Midea/Carrier ou Springer, são excelentes, econômicos, e sem contar que são dos maiores fabricantes de Condicionador de ar do Mundo, não compre condicionador de ar comum compre sempre o melhor.


      Robson Santos
      KR Arcondicionado
      www.krarcondicionado.com.br

      Excluir
  3. Que legal Alê, esse post veio em boa hora... pois estamos na etapa de fazer a preparação.
    Lá em casa vamos pagar uma pessoa especializada na instalação pq tb nao conseguiamos chegar em lugar nenhum. Depois faço um post até pra ajudar outras pessoas.... pq esse assunto rende, hein? rs..
    Pelas nossas pesquisas, ouvimos falar que o Fujitsu (e inverter) é o melhor. Mas acredito que só o fato de ser inverter (samsung, lg) já conseguimos ótimos aparelhos.
    Beijos e bom feriado pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Carol, divide suas experiências lá com agente! Bjos!

      Excluir
  4. Belo post, sempre uma duvida cruel comprar ar condicionado. Mas pelo que estou vendo tá ficando expert hein kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê,

    Obrigada pela dica lá no meu cantinho.
    Aproveitando o titulo, passei a 1ª noite com meu ar ligado, Graças a Deus (afinal moro em RP), acabei escolhendo um inverter mas Samsung, queria o Fujtisu, mas ele sai 500 pilas a mais, e temos ainda muita coisa a fazer e com um prazo curto, então ficamos com o Samsung a experiencia é pouca para dar opnião, sobre a instalação tivemos problemas, farei um post sobre o assunto para contar nossa experiência e até a solução que o mercado tem e nem sabíamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danila, pelo que o pessoal do fórum me passou o Samsung smart é ótimo! Faça o post mesmo! Bjos!

      Excluir
  6. Olá Alê!
    Veja no link abaixo o vídeo de instalação e utilização duma caixa de passagem para split. Estas caixas estão na faixa de R$35,00 a unidade aqui no Rio.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6fj_OIA3XAQ#!

    Um aviso pra Taís Cunha que postou acima: para não ter erro na infra, além de definir previamente o local onde serão instaladas as unidades interna e externa, você deve definir marca e modelo antecipadamente, pois a bitola da tubulação frigogênica varia em função destas definições. Feito isto pode partir pra infra sem medo e deixar tudo pronto pra quando o aparelho chegar pra ser instalado.
    Abraços.
    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner, fiz um post sobre ele, passa lá pra ver! Abraços e obrigada!

      Excluir
  7. Olá Bom Dia de feriados a todos.
    As fotos estao ótimas,mas pelo que vi os 2 tubos de alta x baixa estao no mesmo
    isolante e isto está fora do padrao..
    Digo isto pela experiencia como tecnico instalador e credenciado Fujitsu Inverter,
    Samsung,Carrier,LG e espero em breve ser Daikin Também.. Mas no mais ficou legal.
    Entrada dos tubos pela esquerda facilita na retirada da maquina p/ futura manutençao.
    Alessandra faço parte do HTFORUM e Amei teu Blog qualquer duvida conte comigo.

    Att.

    Cláudio

    CJSPLIT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, pode me explicar melhor isso? Que pena que não ficou como deveria ser, mas gostaria de compartilhar a dica, pois muitos dos meus seguidores ainda estão fazendo a instalação!
      Obrigada, vou ter algum problema por isso?

      Excluir
  8. Nem sei como será lá em casa, só sei que já estão deixando o ponto separado p isso e que os condensadores ficarão no telhado já que o meu é embutido ...mas vou procurar até me informar mais sobre isso... bjinhos Gily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha lá Gi, pq depois vai ter que quebrar como eu, pedreiro tem mania de deixar só o ponto de energia!
      Bjos!

      Excluir
  9. Tenho um Fujitsu inverter 12k a quase dois anos que nunca deu problema (além de uns clec cle clec que resolvi calçando a carcaça com papel), só me decidi por essa marca depois de ter ouvido a mesma opinião em três lojas diferentes...
    Fujitsu não estraga fácil! Quando fui buscar na internet isso se confirmou!
    Eu já deveria ter o removido para fazer uma limpeza geral, mas sempre acabo deixando para depois, afinal ainda não sinto perda de eficiência.
    Se você for mesmo instalar algum modelo inverter de qualquer marca entre 9k e 12k já te adianto alguns problemas que pode ter:
    1 - A alimentação elétrica de quase todos é na unidade interna, se ai foi deixado para alimentar pela unidade externa vai precisar puxar mais dois fios la de fora.
    2 - A espessura dos canos de cobre não é a mesma que dos comuns, se não tiver um bom profissional para soldar uma adaptação é melhor desistir dos inverter pois nesse caso pode dar mais dor de cabeça que um comum.
    Boa sorte na escolha! Se precisar de mais ajuda o pessoal do htforum esta a disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, obrigada pela informação! Então eu não poderia ter um inverter? Por causa do cobre? M explica isso melhor!
      Obrigada!

      Excluir
    2. Pode ter um inverter sim, mas se não encontrar um aparelho inverter que utilize o mesmo diâmetro dos tubos já instalados ai tem três opções:
      1 - Precisar adaptar as pontas de acordo com o diâmetro dos tubos do aparelho, ai que entra a solda que precisa ser muito bem feita para não ter vazamento de gás e precisa ficar liza por dentro (o Jairo do htforum sabe melhor do que eu sobre o procedimento de soldar os tubos).
      2 - Quebrar tudo novamente para passar os tubos novos (pesadelo para qualquer um)
      3 - Deixar os tubos a vista por fora da parede mesmo, apenas fazendo um novo furo na parede, depois colocar algum móvel para esconder.

      Excluir
    3. Mateus, obrigada pela dica, eu nunca imaginei que existia isso, no meu caso eu prefiro ficar sem ar do que fazer qualquer uma dessas opções que vc citou! Vou procurar um tubo do mesmo diâmetro! Valeu mesmo!

      Excluir
  10. hoje empresas e fabricantes com essa história de globalização,estão padronizando seus produtos de acordo à capacidades ..tanto fabricantes de condicionadores como o de peças e acessórios ..e bem ou mal os orgãos de fiscalização e normatização estão sempre cobrando dos fabricantes seja ele qual for uma adequação de seus produtos ou promovendo uma situação de adequações normativas com um termo que tá tão em voga hoje que é a famosa e indefectível palavra "cinergia"

    a uns 8 anos atrás,no começo do lançamento e introdução no nosso mercado dos condicionadores com inversão,sendo que a fujitsu foi pioneira,houve e sempre haverá pois isso está incrustrado na alma do nosso povo querendo ou não os mais "puristas" fazendo parte da nossa cultura o famoso e conhecido e muitas vezes mal compreendido "jeitinho brasileiro" ou seja vamo empurrando com a barriga e ir adequando de acordo a necessidade ..como disse no começo principalmente as grandes corporações ou incorparadores de imóveis ,construtoras nos grandes centros que faziam essa pré instalação sempre no limite do prazo ,fora do prazo e a em alguns não poucos casos com o imóvel já pago pelo cliente,e em alguns não poucos casos infelizmente dando o "CALOTE" mesmo e por causa desse prazo que já não existe e na grande maioria das vezes com as coisas feita meio que nas "coxas" ou seja sem conhecimento prévio tecnico dos condicionadores,suas caracterísiticas de operação e escopo do projeto,sem um calculo,ou qualquer outra preocupação em pesquisar ,enfatizando na hora da venda com opção de instalação de condicionadores que estavam pré instalados e blá blá blá blá ,e o incauto,ingênuo cliente encantado comprava o dito imóvel ,e quando ia instalar,se deparava com um imenso e estressante "BO".

    O QUE NÃO É SEU CASO ...hoje as tubulações são compatíveis pra a operação de mini split´s de paredes,quase todos eles ...a interligação elétrica,dreno,e bitolas da tubulação de cobre vc encontra em qualquer site de fabricante...

    o que é que falta então pra tudo dar certo no final de "PLANEJAMENTO"..!!!!! geralmente os fabricantes principalmente de inverter´s de 9k a 12k depois a mesma similaridade entre as de 18k e 24k e a de 30k que é naturalmente diferente,tem em sua operação ou montagem as mesma características físicas seja nas medidas/peso interligação eletrica de comando,alimentação elétrica..isso entre as marcas e modelos ..claro que isso não é sempre assim ..claro também que escolher ou optar por marcas e modelos de um condicionador faz parte e tem que fazer parte hoje do projeto e é geralmente sugerido pelos engenheiros ,arquitetos ,ou por quem faz parte na execução desse processo e tem lá seus parceiros ,marcas,sejam eles por terem uma comprovada performance ou por interesse financeiro mesmos que é a famosa "RT"(RESERVA TECNICA,KKKKKK) que tem um nome muito bonito e sofisticado pra comissão e em alguns casos "PROPINA" mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bertony, Começando pelo fim essa semana li uma matéria sobre a famosa RT, lê aí! http://revistaepoca.globo.com/vida/walcyr-carrasco/noticia/2012/10/arquiteto-designer-propina.html?fb_action_ids=371139916302679&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=246965925417366

      Sobre as padronizações vc me deixou um pouco aliviada, mas foi bom saber que pode existir essa diferença, assim quando for comprar eu me atento a esse detalhe, mas agora me resta saber qual a bitola do meu cano de cobre, alguma ideia?

      Abraços!

      Excluir
  11. seus condicionadores são de 9k ou 12k ? se for fujitsu pra essas duas capacidades os tubos são 1/4 " para o tubo da linha de liquido(tubo mais fino) e 3/8" para linha de gas(tubo mais grosso)com uma interligação elétrica de comando com um cabo PP 4 X 1.5mm e dependendo da distancia entre as unidades o cabo de 4 X 2.5 mm e a alimentação eletrica de duas fases e um aterramento com cabo PP 3 X 2.5 mm protegido por um disjuntor bi polar DIN com curva "C" entre 10 a 15 amperes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jairo, vc só me confunde! kkkkk
      Vou tirar fotos de perto e vc me diz se pelo menos os de cobre estão certos!

      Excluir
  12. ok me parece que são das bitolas que mencionei ..é só vc medir com uma regua o diametro externo dos dois tubos e postar ...

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...