quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vamos falar de impermeabilização?

Boa tarde meu povo, o negócio de dar bom dia pra todo mundo, até pra aqueles que a gente nem sabe que existe deu certo, vários amigos mandaram recados via face e via blog que estão lendo sim o blog, mas não sabem nem como comentar! Não seja por isso, eu explico! rsrsrs
Em baixo de cada postagem, lá no rodapé tem escrito o número de comentários, é só clicar nele que aparece a caixa de mensagens! Ok?

No post sobre o contrapiso tbém surgiram dúvidas sobre a impermeabilização, então resolvi fazer esse post em especial pra falar sobre ela.
As infiltrações podem tirar o sono de uma pessoa, eu já vi gente vender casa por causa das infiltrações, então elas merecem muita atenção!

Aqui em casa um ambiente em especial mereceu muita atenção nesse sentido.
O jardim do banheiro era um telhado no projeto da arquiteta, mas como amante da natureza e paisagista de coração que sou, resolvi trazer o verde pra dentro do banheiro.
O que isso acarretou? Todo o layout do banheiro foi mudado em função do jardim, a pia, o vaso, o box, a banheira e a porta mudaram de lugar, pra dar espaço para um lindo janelão de vidro que fica ao lado da banheira! E é claro, o que mais mudou foi o telhado, que deixou de ser telhado para  se tornar um dos ambientes mais charmosos da casa! Eu não estou mentindo, ele se tornou quase o queridinho da casa na minha opinião! Quando estiver tudo prontinho vcs irão concordar! (ou não!?) 

Então quando esse telhado deixou de existir ele passou a ser uma laje que receberá chuva e sol, consequentemente se tornou uma laje que deveria ser impermeabilizada, pois logo abaixo dela estão a lavanderia e o depósito, que a propósito são rebaixados por gesso, ou seja, não pode nem ver água!

Segundo a empresa que está fazendo a impermeabilização desse área, a melhor opção foi usar a manta líquida, o que seria? Trata-se de uma tela de poliéster aplicada ao contrapiso com demãos de um produto impermeabilizante líquido composto de 2 partes (A+B).
Componente A (resina) - polímeros acrílicos emulsionados.
Componente B (pó cinza) - cimentos especiais, aditivos impermeabilizantes, plastificantes e agregados minerais.

Os dois componentes misturados devem ser utilizados em até 40 minutos, é aplicado como uma tinta e entre uma demão e outra é preciso esperar a secagem total! Quando se pisa a sensação é de um piso meio emborrachado, o que o torna impermeável!

Eu contratei um pessoal especializado para fazer esse serviço, mas pelo que percebi aqui é muito simples a aplicação, então vou postar qual é o produto que eles usam caso alguém deseje por a mão na massa!

O produto

A telinha, tem um toque macio, parece tecido mesmo.

Esse é o jardim, onde está um pouquinho mais alto será um piso amadeirado, que tbém irá subir pela parede no mesmo alinhamento! Nas laterais será um cascalho lavado. Ele não terá plantas diretamente no chão, só em vasos!

Aqui é a janela do banheiro e aquela parede lá é a do jardim. 

Vista da  mesma parede, só que da escada.

A mesma parede agora de perto, reparem nas caixinhas de energia onde vão as arandelas com um faixo direcionado pra baixo!

Visão da parede das arandelas e da parede do fundo onde vai subir o piso amadeirado!

Eu estou fazendo na varando do meu quarto, no jardim do banheiro, nos três banheiros do andar superior, e no beiral (não todo, só na parte superior, no fundo do beiral foi usado manta quente, já falei sobre ela aqui!)


Varanda do Casal

Banheiro do Casal

Banheiro da Manu

Banheiro do Miguel
   
Parte do beiral

Aqui dá pra ver o encontro entre a manta quente, que foi feita no fundo e a fria da metade para cima!

A manta quente tbém foi usada aqui em casa, de duas maneiras, uma toda preta que foi usada na base, que é essa abaixo, colada com um maçarico, que a faz derreter e colar no concreto!



A outra é essa manta com uma face preta e a outra prateada, muito usada para caixa d'água.


Aqui ela foi usada para vedar as emendas das pedras sobre o muro do vizinho que faz divisa com minha casa.


Detalhe do que acontece com o muro por causa da água que infiltra

Detalhe mais de perto, por cima disso vai a pintura.

Encontro entre meu muro e o muro do vizinho, pra não entrar água na fresta e infiltrar tanto a casa dele como a minha!


 Na base do jardim da sala, onde do outro lado do muro (rua) é mais baixo que o aterro, o que tbém provocaria infiltrações. 


No telhadinho da frente, depois vai pintura por cima e da manta na parede e ela quase não aparece!


Comecei achando que iria falar pouco e falei demais, post gigante, espero que seja útil!

Bjos!!

14 comentários:

  1. Oi amiga gostei dessa quente aí será que dá pra colocar ainda na base do muro lá de casa pra evitar infiltração do Jardim? Agente compra na loja de material de construção e coloca ou tem de chamar empresa especializada?
    bjossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áurea, acho que vende sim, mas essa é mais complicada de aplicar, não é como a fria que qualquer um aplica, mas dá uma sondada aí na sua cidade, as vezes alguém faz esse serviço!
      Bjos!

      Excluir
  2. Como assim um jardim no janelão do banheiro?? Vai ficar a casa dos sonhos de qualquer um!
    Mais um post muito útil.
    Quando eu for construir minha casinha, vou voltar aqui e ler tudo.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, gostou? Acho que esse jardim vai ser bem charmoso mesmo, estou super ansiosa por ele, afinal, eu mudei todo o projeto por causa dele! Já tenho o projeto aqui nos meus rascunhos feito a mão mesmo, e ficou bem lindo!
      Tô doida pra acabar rápido, essa fase é foda!
      Volte sempre que precisar! Bjos!

      Excluir
  3. Leca eu amo o blog, eu sou uma dessas leitoras q estao sempre aqui mas quase nunca comentam, rsrs....
    Adoro ficar acompanhando e sonhado um dia construir a minha, apesar de que ja passei por duas obras, mas nao uma tao sonhada e desejada assim igual vc esta vivendo agora, tudo como sempre sonhamos, como diríamos, essa casa é pro resto da vida. Mas um dia, quem sabe.... Bjao. Betania Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bê, fico feliz demais em saber que vc gosta do blog, é muito gratificante saber que estou passando informações legais! No dia que vc for fazer sua casa quero acompanhar seu blog tbém!
      Bjos!

      Excluir
  4. Excelente post Ale, com certeza vcs não terão problemas com vazamentos em época de chuvas. Minha mãe sofre é muito, e para arrumar depois da casa pronta é complicado! Sua casa tá com acabamento perfeitoooo! parabéns. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que esperamos Waneska, só daqui um tempo pra sabermos se todo o esforço deu certo ou não!
      Bjos!

      Excluir
  5. ALÊ, Gostaria de ver seu jardim ou se não está pronto ver o projeto dele para eu ter uma ideia de como fazer o meu, estou sem ideias. Minha casa tem um bom espaço para jardim na frente da casa.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, ainda não tive tempo de por o projeto no papel, ele já existe na minha cabeça, mas ainda não desenhei, mas se vc quiser me mandar a planta da sua casa eu te dou uma mãozinha, mas a primeira coisa que vc tem que reparar é onde bate sol e onde não bate, isso é fundamental para um bom projeto paisagístico! Bjos!

      Excluir
  6. Sua explicacao eu achei meio confusa, eu estou fazendo minha casa agora e apos o profissional me pedir 3,4k para fazer tres banheiros e duas areas externas, uma varandinha pequena e outra maior, eu resolvi fazer eu mesmo o processo do viaplus 1000 que é misturar um saquinho de leite,,nao é leite,é um produto quimico branco com uma saquinho de um cimento cinza escuro.
    é muito facil, em tres meio dias que eu fui na obra eu fiz quase tudo nos tres banheiros, este processo é para quem ja fez a regularizacao dos pisos, e ja esta pronto para fazer os azulejos de piso,,,,o processo de manta voce tem que fazer antes de fazer a regularizacao de piso, entao eu nao tinha mais como fazer, na verdade nas varandas externas este processo que eu vou fazer nao é recomendado nao,,,eu teria que fazer a manta ,mas como ja fiz a regularizacao nao da mais,
    ta muito facil de fazer a impermeabilizacao,,,so tem que ter um pouco de paciencia e zelao, parabens pelo blog estou adorando

    ResponderExcluir
  7. Acho esse blog tudo de bom, voce me ajudou e me ensinou muito Alessandra, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Priscila Classere Narcizo11 de dezembro de 2015 16:42

    Seu blog foi é está sendo muito útil para mim.

    ResponderExcluir
  9. Eu sei que a postagem é bem antiga, mas, assim como eu, ainda tem pessoas chegando agora e querem acompanhar a evolução do castelinho! Por isso complementarei a explicação quanto à impermeabilização com Viaplus, vamos lá:

    Aplica-se a primeira demão do Viaplus, sempre em sentido uniforme (se começou na horizontal, faça na horizontal até o fim). Aplica-se a segunda demão em sentido perpendicular à primeira (se a primeira foi na horizontal, a segunda será na vertical). Na terceira demão o sentido é alternado novamente (ficará igual a primeira demão). Nesse momento, aplicamos a tela (atenção para as viradas da parede, que tambem precisam ser impermeabilizadas. Portanto, deixe uns 20 cm da tela subindo pela parede). Para a quarta e quinta demãos, também deve-se alternar os sentidos. Os pontos críticos de aplicação do produto são os ralos e os encontros de piso com parede, pois são os locais de escoamento de agua (gravidade ou capilaridade). Não esquecendo de fazer as demãos nas viradas de parede também!

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...